Aula 9

Dia 12.05

Parte 1: Entrega do resumo do artigo – avaliação de final de curso.
1. sobre visualização
2. teórico ou prático
3. explicar método – para teórico ou prático
4. não esquecer bibliografia.

Parte 2: Estética do Banco de Dados:
Victoria Vesna: Database Aesthetics . Livro completo no JSTOR (acesso Mackenzie).
Sharon Daniel:  The Database: An Aesthetics of Dignity  – Do livro de Victoria Vesna.
Christiane Paul: The Database as System and Cultural Form: Anatomies of Cultural Narratives. The Database as System and Cultural Form – Christiane Paul.

Referências da aula

Leituras:

1. “Filme-Ensaio” de Arlindo Machado – Cinema_O filme-ensaio_Arlindo Machado2
2. “O Vídeo como lugar de um metadiscurso sobre o cinema” – Philippe Dubois em Cinema, Vídeo, Godard. (São Paulo: Cosacnaify, 2005. p.131)
3. Estética do “Banco de Dados” – Lev Manovich:  http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=10263&pag=1&order=

Hitchcock e o efeito Kuleshov

http://www.topofilosofia.net/tidd_pdf/Manovich_Vertov.pdf

Filmes:

Garrincha, alegria do povo. Joaquim Pedro de Andrade (1962)


Sobre o filme: “Este documentário sobre Garrincha começa espetacularmente com o craque em campo, em imagens registradas por um time de fotógrafos capitaneado por Mário Carneiro. Diz o produtor (e um dos câmeras do filme) Luiz Carlos Barreto que o diretor Joaquim Pedro foi quem criou o estilo de filmar na altura do campo, celebrizado depois pelos documentários da série “Canal 100″.

Em seu longa de estreia, Joaquim Pedro pretendia realizá-lo inteiramente como “cinema direto”, mas teve de recorrer a imagens de arquivo que fazem o filme se desviar para uma crônica de copas do mundo, com texto de Armando Nogueira. O todo resultou intrigante, no bom e no mau sentido.” Márcio Ferrari, colaboração para o UOL  em 19/06/2009.

Nós que aqui estamos por vós esperamos (Marcelo Masagão, 1998)

Phoenix Tapes  de Matthias Muller – (1999)

Zidane, a 21th century portrait  de Douglas Gordon (2005)


Instalação de Douglas Gordon


Nós que aqui estamos por vós esperamos (Marcelo Mazagão)

Glauces: estudo de um rosto (Joel Pizzini) 1999

F for Fake (Orson Welles)

Home Stories (Mathias Muller)
http://www.medienkunstnetz.de/works/home-stories/

Leitura:

Introdução de Arlindo Machado para Cinema, Vídeo, Godard de Philippe Dubois (Cosac & Naify, 2005)

http://books.google.com.br/books?id=mLYSUo_XtTMC&printsec=frontcover&dq=dubois+godard+video&hl=pt-BR&ei=52rCS_WoMMSclgeO_4DdBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=snippet&q=140&f=false

Omer Fast (CNN Concentrated, 2002)

William Kentridge (History of the Main Complaint, 1996)

Harun Farocki (Workers leaving the factory)

Vinheta TCM